Grupo Essence

Curta nossa nova fanpage no Facebook

Tudo sobre os Florais de Bach

Os Remédios Florais de Bach™ são essências de flores com vibrações que atuam diretamente sobre as emoções. As 38 flores com propriedades curativas foram encontradas pelo médico inglês Dr. Edward Bach, nos anos 1930.

Buscamos remédios na natureza desde tempos imemoriais, quando antigos hindus, árabes, egípcios, gregos e romanos encontravam nas ervas, vales e montanhas o poder da cura de suas doenças.

Em sintonia com o universo, Bach pesquisou nas Flores dos campos ingleses, propriedades curativas para emoções. O ponto de partida da pesquisa era a ligação entre doença, fruto de um conflito do que a alma veio realizar e o que a personalidade escolhe fazer, e a cura.

Cura holística

Conflitos são gerados quando há separação entre alma e personalidade, ou há falta com outros. Estes geram doença. A doença surge para reconduzir a personalidade à alma.

Nesta linha de raciocínio, o Dr. Bach afirma que o orgulho, a crueldade, o ódio, o egoísmo, a ignorância, a instabilidade e a ambição agem contra o amor universal e central, transformando-se na origem dos nossos sofrimentos e aflições. Esses conflitos refletem-se no corpo físico e produzem um tipo específico de enfermidade.

Ele propõe que a energia da cura seja investida nas virtudes opostas, para que as fontes da doença sejam eliminadas. A cura real está na harmonia do ser humano, que permite a expressão de seu Eu Superior.

Proposições Bachianas

Bach partiu de algumas premissas, que confirmou ao longo de sua carreira. No livro Cura-te a Ti Mesmo, ele enumera as bases para a sua pesquisa com os florais:

A alma é o Eu real do homem: um ser divino, poderoso, filho do Criador de todas as coisas. O corpo é o templo terreno da alma e não passa do seu mínimo reflexo. A alma nos guia, protege e anima, para que tenhamos o máximo proveito das coisas.

Somos personalidades que têm como missão obter conhecimento e experiência. Devemos desenvolver as virtudes que nos faltam e superar nossos defeitos, avançando em direção à perfeição de nossa natureza. A alma escolhe ambientes e circunstâncias que nos ajudarão a cumprir este objetivo.

Nossa passagem pela terra é um breve instante no curso de nossa evolução. A alma é imortal e o corpo é transitório, um instrumento que usamos para criar uma obra de arte.

Quando nossa alma e nossa personalidade estão em harmonia, tudo é paz, alegria, felicidade e saúde. O conflito surge quando a personalidade segue um rumo diferente do traçado pela alma e é a principal causa da doença e da infelicidade.

O criador de tudo que existe é o Amor e tudo o que conhecemos é a manifestação desse amor, seja um seixo ou um planeta, um homem ou uma bactéria. Não é possível separar a manifestação do amor que a cria.


Apresentação e Combinações de florais

As 38 essências são divididas em sete grupos segundo os tipos de personalidade, mais o Rescue Remedy™ que é uma combinação de cinco essências. Apresentados em frascos de 10 ml ou 20ml, de cor âmbar, que os preserva da luz, com um conta-gotas, as essências florais são preparadas pelo terapeuta.

Os florais podem ser combinados de acordo com a necessidade do paciente – o máximo são seis essências. O uso das essências diluídas é simples: basta pingar quatro gotinhas na língua, quatro vezes ao dia.

Além disso, há também o Rescue Cream, uma pomada para uso tópico que ajuda em problemas de pele, e o Rescue Spray, para uso via oral.