Inalar óleo essencial de alecrim pode aumentar a memória em até 75%

Inalar óleo essencial de alecrim pode aumentar a memória em até 75%
9 de maio de 2018 Maria Aparecida

O óleo essencial de alecrim é muito festejado por sua capacidade de ajudar a memória. Hamlet, por meio de sua personagem Ofélia, já declarava: “Há alecrim, isso é para recordar: rezar, amar, lembrar. Também é indicado como analgésico suave para enxaquecas e para problemas digestivos.

Uma equipe de psicólogos da Northumbria University, em Newcastle, comprovou os efeitos do óleo essencial de alecrim. Em uma série de testes, entre 60% e 75% das pessoas que inalaram o óleo se lembraram mais de fazer as coisas – como tomar uma medicação a tempo ou postar um cartão de aniversário – em comparação com o grupo que não o tinha inalado. Outros estudos mostraram que o óleo aumenta o estado de alerta e melhora a memória de longo prazo.

Os pesquisadores concluíram que o aroma do óleo essencial de alecrim pode melhorar o funcionamento cognitivo em adultos saudáveis, estendendo-se aqui para a capacidade de lembrar eventos e concluir tarefas no futuro. Segundo eles, mais pesquisas são necessárias para investigar se esse tratamento é útil para idosos que sofreram declínio de memória.