Emoção & Florais

A terapeuta floral Maria Aparecida das Neves indica os Florais de Bach para ajudar as pessoas a driblar os sentimentos que as impedem de realmente sentirem-se felizes no amor.

Para aqueles que precisam parar de apenas sonhar e, efetivamente, agir para conquistar alguém, a indicação é o floral Clematis que deixa a pessoa ‘antenada’ no presente para concretizar suas ideias.

Para quem sente culpa por não ter se aproximado do grande amor ou por tê-lo deixado escapar, o Pine pode ajudar: “Ele transforma a auto-reprovação em entendimento e merecimento, aproveitando a falha para crescer e se superar”, diz Aparecida.

Se o medo da rejeição ou a timidez impedem a pessoa de se aproximar de alguém, vale apostar no Mimulus, que traz coragem para enfrentar as situações. E, para driblar a baixa autoestima, a indicação é Crab Apple que promove aceitação e amor a si mesmo.

Para os que tentam superar a dor da separação, após um relacionamento duradouro, a terapeuta recomenda o Star of Bethlehem. Segundo a terapeuta, “o floral traz consolo para a alma que encontra-se em pedaços, livrando corpo e mente dos resquícios do trauma da perda. Ele permite que a pessoa se prepare para um novo amor”, esclarece.

Tem floral até para aqueles que, mesmo apaixonados, fingem indiferença e relutam em assumir a relação. “É o Agrimony, que ajuda as pessoas a serem verdadeiras e a demonstrar os seus sentimentos”.

Maria Aparecida das Neves também recomenda algumas essências para alguns sentimentos que, frequentemente, são percebidos em pessoas com problemas afetivos:

Melancolia: o floral é Mustard que transforma a tristeza em alegria, trazendo serenidade e estabilidade emocional dentro do nosso coração.

Pensamento fixo no passado: o floral é Honeysuckle traz a capacidade de recordar o passado sem deixar de viver o presente em sua plenitude.

Desânimo e falta de coragem: o floral é Gentian que traz de volta o otimismo, perseverança e confiança do Divino.

Falta de esperança: a essência Gorse traz de volta a esperança e vontade de lutar até o final.