Óleo Essencial de Gengibre pode ser nova arma contra larvas de Aedes aegypti

Óleo Essencial de Gengibre pode ser nova arma contra larvas de Aedes aegypti
14 de junho de 2018 Maria Aparecida

A Revista Brasileira de Plantas Medicinais publicou um artigo científico mostrando que o Óleo Essencial de Gengibre pode ser um aliado natural contra as larvas do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue.

Segundo o estudo (disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-05722016000600597&lang=pt), os pesticidas utilizados atualmente no Brasil tornam-se ineficientes a cada dia, já que os mosquitos criam resistência natural a eles – mas, ao ser humano, eles são cada vez mais tóxicos. Por isso, é necessário buscar-se alternativas naturais e os óleos essenciais são estudados.

Diante desse panorama, os resultados alcançados com o óleo dos rizomas do Zingiber officinale Roscoe mostram a importância da necessidade de novas alternativas usando produtos de origem natural, especialmente se levarmos em conta que eles podem minimizar a dependência aos inseticidas químicos sintéticos.

Partindo dos resultados alcançados e do princípio de que o óleo essencial dos rizomas do Zingiber officinale Roscoe é um produto natural e, portanto, menos nocivo à saúde das pessoas e dos animais domésticos, pode-se afirmar que o óleo essencial é um promissor agente larvicida natural em locais de crescimento de larvas do Aedes aegypti.