O que é Aromaterapia

image57Aromaterapia é uma abordagem milenar de tratamento descoberta e utilizada pelos povos antigos como recurso da saúde, beleza e espiritualidade. Nessa época as plantas aromáticas eram usadas em infusões e embalsamento, nos cosméticos e em diversas enfermidades. Atualmente, a Aromaterapia está inserida nas práticas integrativas e complementares que visam um estilo de vida mais saudável e uma melhor qualidade de vida.

Assim, o uso da Aromaterapia, termo cunhado por Renne Gatefosse, um químico francês do século passado, pode ser empregada como um hábito saudável da pessoa, um ação preventiva e promocional da saúde e bem estar e não somente como uma aplicação pontual da recuperação frente aos estados enfermos.

Para colher os frutos dessa prática pressupõem-se uma disciplina por parte do individuo. A utilização constante dos óleos essenciais fortalece o sistema imunológico mantendo o corpo e a mente purificados, regenerados, tonificadas, equilibrados, harmonizados e protegidos.

image56Você pode utilizar aromaterapia de diversas formas em sua vida: no seu dia-a-dia aplicando nos ambientes através de vaporização umidificando e purificando o ar ou no seu corpo de formas criativas: através de inalações, massagens, banhos e outras vias que purifiquem o ambiente interno e minimize as tensões acumuladas gerando também maior bem estar psíquico. Uma espécie de carícia aromática selecionada adequadamente para cada momento.
A matéria prima da Aromaterapia são os óleos essenciais e “essências” puras encontradas em flores, folhas, bagas, gramíneas, raízes, sementes cascas, frutos e ervas. Cada óleo essencial possui propriedades terapêuticas específicas devido à sua complexidade de componentes químicos e podem ser usufruídos por meio de dois canais condutores o fato e a pele.