Pesquisadores estudam cerca de 2 mil novas plantas por ano

Pesquisadores estudam cerca de 2 mil novas plantas por ano
13 de março de 2019 Maria Aparecida

Uma matéria no portal da BBC de Londres mostrou que, anualmente, pesquisadores de plantas encontram cerca de 2 mil novas espécies por ano.  Cientistas do Royal Botanic Gardens/Kew, de acordo com o texto, descobriram e nomearam m

ais de cem novas em 2018. Na lista estão plantas carnívoras, orquídeas exóticas e alpinistas com poderes medicinais inexplorados.

Uma delas é a Nepenthes biak, que só cresce na pequena ilha de Biak, na costa norte da Nova Guiné, na Indonésia. É uma planta carnívora que tem uma série de usos potenciais na Medicina, mas ainda está sendo estudada. A má notícia é que ela está ameaçada de extinção porque, quando navios param na ilha com turistas, a planta é arrancada da natureza para ser vendida.

Outra planta nova, chamada Kindia gangan, é um membro da família do café. Os cientistas de Kew, em uma viagem de campo, descobriram que ela cresce em penhascos de arenito perto da cidade de Kindia, na Guiné, África Ocidental. Extratos biológicos sugerem que a planta pode ter aplicações medicinais, talvez até mesmo propriedades anticancerígenas.

Tudo isto nos leva a crer que a natureza continua nos oferecendo a cura para diversos males. Mas o homem ainda não entendeu este poder e ainda não dá o devido valor, apesar dos esforços dos pesquisadores e ambientalistas.

Fonte: https://www.bbc.com/news/science-environment-46621092