Óleo essencial de lavanda melhora vida de pacientes com osteoartrite no joelho

Óleo essencial de lavanda melhora vida de pacientes com osteoartrite no joelho
19 de abril de 2018 Maria Aparecida

Pesquisadores iranianos fizeram um estudo para comprovar se automassagens com óleo essencial de lavanda – diluídos a 3% – ajudam pacientes com osteoartrite no joelho a realizar atividades diárias de forma mais satisfatória. Os médicos dividiram 80 participantes em três grupos: um fez a automassagem com o óleo essencial de lavanda; outro, automassagem com óleo de amêndoas; e o terceiro grupo não fez nenhuma intervenção.

As automassagens duraram 20 minutos e foram realizadas três vezes por semana, durante três semanas. Nenhum paciente ficou sem a medicação habitual para controlar a dor. Exames foram realizados após uma semana do início das automassagens e foram repetidos três semanas depois.

Na primeira sessão de exames, o grupo que fez automassagem com óleo essencial de lavanda relatou uma melhoria significativa no quadro. O segundo grupo, que usou apenas o óleo de amêndoas, mostrou uma melhora sensível. Ao final de quatro semanas, após a segunda sessão de exames, só o grupo que realizou a automassagem com lavanda relatou melhorias significativas.

Pesquisadores concluíram que a massagem com óleo essencial de lavanda pode, sim, melhorar temporariamente a capacidade de pacientes com osteoartrite do joelho realizar as atividades de vida diária. Eles acreditam que o efeito positivo pode ter sido causado em função do efeito calmante motivado pela inalação da lavanda, suas propriedades farmacológicas (anti-inflamatória e analgésica), bem como a própria massagem. Boa notícia para quem busca soluções naturais para viver melhor e com mais qualidade de vida!

Fontes:

Womac – https://www.rheumatology.org/I-Am-A/Rheumatologist/Research/Clinician-Researchers/Western-Ontario-McMaster-Universities-Osteoarthritis-Index-WOMAC

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29389470