Óleos essenciais para ajudar o couro cabeludo seco e escamoso

Óleos essenciais para ajudar o couro cabeludo seco e escamoso
17 de maio de 2018 Maria Aparecida

Todos os dias perdemos as células mortas da pele do nosso couro cabeludo. Quando a perda é maior mais que a habitual, elas se juntam formando os flocos brancos ou cinzentos que chamamos de caspa.

A Caspa pode se formar também quando o couro cabeludo é muito seco ou muito oleoso. Recentemente, um fungo chamado Pityrosporum ovale, que vive naturalmente no couro cabeludo, foi apontado como o grande causador da caspa.

Ó óleo essencial de Tea Tree é bastante indicado para combater o Pityrosporum ovale. Em um ensaio clínico, um shampoo de Tea Tree a 5% provou ser um tratamento eficaz para a caspa quando usado diariamente durante quatro semanas. Outros óleos essenciais considerados úteis no tratamento da caspa são o alecrim, a lavanda, o cedro de Atlas e cedro da Virgínia.

O uso é simples: lave o cabelo diariamente, massageando o couro cabeludo. Depois, enxague completamente.

Vale tentar, ainda, um tratamento com óleo uma vez por semana, antes de lavar o cabelo. Misture três colheres de chá de azeite ou outro óleo vegetal com cinco gotas de Tea Tree e cinco gotas de Alecrim. Massageie o couro cabeludo e cubra o cabelo com uma toalha quente e úmida. Deixe agir entre 10 e 15 minutos e depois lave, aplicando o xampu. O tratamento geralmente leva de 4 a 6 semanas.