Óleos essenciais podem fazer mal aos gatos?

Óleos essenciais podem fazer mal aos gatos?
7 de janeiro de 2019 Maria Aparecida

 

Esta foi uma pergunta feita – e devidamente respondida – no blog de um expert em Aromaterapia, o inglês Robert Tisserand. Ele é uma referência mundial no assunto, além de ser um grande amigo.

Veja o que ele disse: “A difusão de óleos essenciais pode ser tóxica para os seres humanos se for excessiva, causando sintomas neurológicos, como dor de cabeça ou fadiga. Em geral, fazer longas listas de óleos específicos supostamente “seguros” ou “tóxicos” para gatos não faz muito sentido para mim – é mais sobre a exposição geral. Você pode difundir os óleos essenciais ao redor dos gatos com segurança, desde que haja boa ventilação…

Os gatos quase não têm enzimas hepáticas importantes que os seres humanos possuem e que são importantes no metabolismo de muitos constituintes do óleo essencial. Portanto, existe um risco teórico de aumentar a toxicidade para os gatos. O mentol, por exemplo, é mais tóxico para um gato do que um rato, segundo testes (Opdyke 1976).

É improvável que algumas partes por milhão de vapor aromático no ar sejam prejudiciais, mas tenha cuidado para evitar o acúmulo de vapores por muitas horas”.