Síndrome do Ninho Vazio: ESPECIAL DE DIA DAS MÃES

Síndrome do Ninho Vazio: ESPECIAL DE DIA DAS MÃES
4 de maio de 2011 Maria Aparecida

Você se dedicou aos seus filhos a vida toda. Quando eles eram bebês, todo seu tempo e carinho eram dedicados aos seus cuidados. Depois, veio a fase escolar, na qual você era mãe, motorista, professora … Aos poucos, eles foram crescendo e ficando menos dependentes, mas ainda assim muito ligados a você, já que todos moravam na mesma casa. O entra-e-sai constante, a presença dos amigos, a correria, tudo preenchia seu dia e, mesmo cansada, você se sentia sempre rodeada por aqueles que ama. Mas agora eles cresceram e tomaram outro rumo: foram estudar em outra cidade, se casaram ou, mesmo solteiros, foram morar sozinhos. E agora?

Essa solidão, a sensação de ‘casa vazia’, de perda e até a leve depressão são características de um fenômeno denominado ‘Síndrome do Ninho Vazio’. “Trata-se de uma fase pela qual muitas mulheres e homens passam quando os filhos vão viver suas próprias vidas. Os lugares onde os filhos antes se sentavam à mesa ficam desocupados, o telefone toca menos, o silêncio é mais freqüente. Em alguns casos, a perda é dupla, porque esses casais têm pais idosos que estão doentes ou falecem”, explica a educadora em Florais de Bach, Maria Aparecida das Neves. “Se isto é um problema, é importante saber o que fazer com essa sensação de inutilidade, perda e inadequação e buscar onde está a razão de viver.”

Geralmente, sofrem mais com a Síndrome do Ninho Vazio quem se dedicou unicamente à família, sem ter desenvolvido outras atividades, como a profissional, por exemplo. “Neste momento, ao se detectar este problema, é importante fazer mudanças externas e internas, ir atrás de novos afetos, de um trabalho, um curso, enfim, voltar-se para dentro”, aconselha Aparecida.

Há ainda um outro caminho bastante interessante para os casais que estão sofrendo deste mal: desenvolver atividades que eram impossíveis de ser realizadas com a presença dos filhos. “Eles agora podem se curtir mais, viajar ou fazer algo diferente juntos”, completa a educadora.

‘Gotinhas’ mais que especiais – Os Florais de Bach originais podem ajudar – e muito – quem passa pela Síndrome do Ninho Vazio. São 38 essências de plantas e florais criadas pelo médico inglês, Edward Bach, na década de 30. Eles ajudam qualquer pessoa a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia para garantir um corpo saudável. São naturais, não são caros e não têm contra-indicação.

A seguir, Aparecida faz algumas indicações:

Para as mães que ficam magoadas e com sentimento de autocomiseração: Floral Willow

É indicado para as pessoas que neste momento de mudança trazem tudo para si. Além de magoadas, ficam com sentimento amargura para com a vida, introspecção, ressentimento e sentindo pena de si mesmo. Agem como ofendidas: trancam-se em seus sentimentos dificultando o processo. Com isto, podem se afastar e assim ‘minar’ a felicidade. Este floral traz alivio e vai ajudar a pensar positivamente, permitindo expressar os sentimentos e resgatar a alegria e felicidade.

Para aquelas que se sentem tristes : Floral Mustard

A mãe sente que uma nuvem pesada de tristeza se abateu sobre ela. Assim, ela passa a viver períodos de melancolia profunda. É como se qualquer ato ou situação vivenciada  deixasse de ter alegria e sente que a alma está de luto. Mustard vai trazer de volta a alegria  e serenidade.

Para as que não conseguem se adaptar à nova realidade:  Floral Walnut

Não é fácil adaptar-se à nova realidade. A mãe vê sua vida passar como um filme: ela dedicou sua vida a família, abdicou de sua carreira e agora todos se foram. Cada um cuida de sua vida – o que é natural ainda que seja doloroso. Walnut é útil nos momentos em que mudanças internas e externas se fazem necessário: mudança de casa, um novo emprego, ou mudança na vida, e também mudanças biológicas (alterações corporais preparatórias da reprodução, TPM, etc).Este floral ajuda a estabilizar e seguir suas próprias e verdadeiras convicções.

Para as que se sentem culpadas:  Floral Pine

Este floral é útil nos casos em que a mãe se mostra confusa com seu momento de vida e não consegue entender as circunstâncias. Ela traz para si a responsabilidade da situação, fica abatida imaginando que poderiam ter feito diferente e subestima-se. Pine é o floral que vai ajudá-la  a ultrapassar estes sentimentos de auto-reprovação.

Para as que estão traumatizadas com a “perda”:  Floral Star of Bethlehem

Para a sensação de perda, desgosto (sentimento de perda do contato diário dos filhos), tristeza e vazio que invadem o coração, Bach indica o floral ‘Star of Bethelem’, chamado por ele de “consolador das dores da alma”. O floral vai combater a estagnação que é comum após a constatação inesperada e súbita de que de agora em diante a mãe terá que dar um novo sentido à sua vida.

Para todas as mães que estão assistindo ao vôo solo dos filhos, Aparecida completa: “em qualquer etapa da vida existem lições a serem aprendidas e, muitas vezes, a lição mais difícil é aceitar as coisas tais como elas são. Sejam felizes e nunca desistam de lutar para vender os sentimentos que impedem uma vida plena e feliz”.

Os Florais de Bach podem ser comprados pelo telefone (11) 3081-5217 ou pelo e-mail disqfloral@disqfloral.com.br.