Postagem

Ministério da Saúde, enfim, reconhece os benefícios dos Florais e da Aromaterapia

12 de março de 2018 é um dia histórico para todos os profissionais que trabalham com Aromaterapia e Florais: o Ministério da Saúde incluiu tais práticas na lista das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Antes, apenas cinco práticas faziam parte desta lista. Agora são 29 procedimentos ofertados à população. Segundo o ministro da Saúde Ricardo Barros, é preciso “retomar nossas origens e dar valor à medicina tradicional milenar”.

Como aromaterapeuta e educadora em Florais de Bach, considero este reconhecimento uma motivação para seguir adiante. Mas faço uma importante ressalva: a intenção das Práticas Integrativas e Complementares não é substituir tratamentos, mas sim, ampliar os cuidados com os pacientes.

Com base em minha experiência e atuação como coordenadora das Práticas Botânicas do NUCCI (Núcleo de  Cuidados Complementares e Integrativos do  Centro de Reabilitação do Hospital Dia no Hospital das Clínicas – IPq HCFMUSP) em São Paulo, afirmo que o foco está nos pacientes que recebem procedimentos. Os Florais de Bach são uma ferramenta bastante eficiente no “CUIDAR DE QUEM CUIDA”, envolvendo familiares e cuidadores, assim como a prática da Aromaterapia.. O retorno das intervenções – feitas por voluntários – é bastante satisfatório. Inclusive, esses cuidados, agora, serão oferecidos para os funcionários do hospital.

Espero, de coração, que o SUS garanta o efetivo acesso da população às Práticas Integrativas e Complementares. É preciso acompanhar, no entanto, como será esta implementação, bem como a qualificação dos que estarão aplicando as Práticas Integrativas e Complementares. Com cuidado e responsabilidade, elas podem chegar para ficar! Definitivamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionado

Ideal para as mulheres: Gerânio

Versátil, o óleo essencial de Gerânio é eficaz na limpeza do corpo e na

O que são Florais de Bach

O médico inglês Edward Bach, na década de 30, descobriu um sistema universal de