Óleos Essenciais na limpeza doméstica: higienização e combate às alergias

Óleos Essenciais na limpeza doméstica: higienização e combate às alergias
2 de agosto de 2018 Maria Aparecida

Os produtos industrializados para limpeza doméstica podem causar alergias respiratórias por conterem muitos elementos químicos. Por isso, optar pelo uso de produtos caseiros para a higienização, aliados aos Óleos Essenciais, é uma maneira de promover saúde, praticidade e eficácia.

Mas, como obter os benefícios dos Óleos Essenciais nesse processo? Uma boa dica é, primeiramente, escolher óleos que beneficiem o sistema respiratório, já que eles podem ser usados em ambientes com crianças e animais domésticos e têm aroma bem agradável. Depois, é importante que eles sejam diluídos em agentes de limpeza, porque os Óleos Essenciais aromatizarão o ambiente e agirão como bactericidas – mas, não são eficazes na limpeza.

Assim, você pode, por exemplo, misturar 1 xícara de vinagre branco (de álcool ou vinho), duas colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio, duas colheres (de sopa) de detergente neutro, ½ xícara de álcool e 1 xícara de água morna para limpar a maioria das superfícies vitrificadas (como pisos e azulejos, mármores, vidros, espelhos) e acrescentar, à mistura, 25 gotas de Óleos Essenciais variados: 5 gotas de Tea Tree (melaleuca, poderoso bactericida); 10 gotas de Rosemary (alecrim, que promove o descongestionamento do sistema respiratório) e 10 gotas de Lemon (limão, que revigora a mente e os sentidos). O ideal é passar a mistura depois de aspirar a poeira. Você pode variar os Óleos Essenciais conforme suas necessidades e gosto pessoal: o importante é saber que, com esse uso, promoverá muito mais saúde em suas limpezas domésticas!